fbpx

Simule seu Plano

Vida centenária: Espaço Viver Bem da Unimed acompanha a saúde de idoso com 104 anos em Ijuí

De 1919 para cá muitos acontecimentos marcaram a humanidade: guerras, revoluções, avanços tecnológicos, inclusive da medicina e saúde em geral, entre muitos outros fatos significativos. Na vida do seu Jessé Souque de Souza não foi diferente: nascido naquele ano, completou 104 anos esta semana, sendo o beneficiário mais antigo atendido pelo Espaço Viver Bem da Unimed Noroeste/RS.

No dia do aniversário, comemorado na terça-feira, 28, ele recebeu uma visita da equipe do Espaço Viver Bem, que fez uma avaliação da sua saúde (há cinco anos ele é acompanhado pelo serviço). Na oportunidade, não faltou o tradicional bolo de aniversário, com direito a vela e tudo mais, para comemorar a data especial ao lado de familiares.

Da sua história centenária, seu Jessé recorda com detalhes desde a infância mais remota, quando tinha 5 anos, lembrando como se fosse hoje das movimentações da Coluna Prestes e conversas do seu pai sobre o tema, o que ocasionou, inclusive, uma mudança de cidade da família a época, de Santo Ângelo, onde nasceu, para Joia. “Ele tem uma memória muito boa e gosta muito de compartilhar esses momentos”, salienta Carlos, um dos filhos.

O pai de Jessé era funcionário público, por isso morou em diversas cidades da região, até se estabelecer em Ijuí. Atuou por muitos anos como funcionário público também, em cargo de tesoureiro, entre outras atividades que desempenhou em sua trajetória profissional. Casado, residindo em Ijuí, ele e sua esposa – já falecida – tiveram oito filhos, criados com muito esforço e carinho. “O pai era muito dedicado, tanto ao trabalho quanto à família: ele trabalhava uma época em Augusto Pestana e, mesmo quando ficava sem transporte, ia e voltava a pé de lá”, relembra a filha Cleusa.

Ao fato de ter tido uma vida muito ativa é que os filhos atribuem um dos motivos para a longevidade com lucidez e vitalidade. O idoso come sozinho, se barbeia, tem excelente memória, apesar de alguns problemas que acompanham a idade, como baixa audição e mobilidade. “Desde que passamos a atender o seu Jessé, o cuidado é para prevenir problemas mais graves de saúde, auxiliar na medicação correta, também orientar sobre alimentação, risco de queda. O mais importante é tentar proporcionar uma melhora na qualidade de vida, tanto física como mental, pois com o passar do tempo o acompanhamento gera confiança e vínculo com o paciente”, destaca a enfermeira Júlia Graciele Feldens da Silva, do Espaço Viver Bem da Unimed Noroeste/RS e uma das responsáveis pelo acompanhamento ao idoso. E, assim como seu Jessé, outros pacientes nessa faixa etária também são acompanhados pela equipe.

Depois de uma vida de trabalho na cidade, foi no campo que ele encontrou tranquilidade. É no Distrito de Chorão que ele mais gosta de passar os dias desde então. “Eu gostava muito de mexer na terra, plantar de tudo, cuidar dos bichos. Se pudesse eu até hoje faria isso”, conta seu Jessé, que além dos familiares é assistido por uma cuidadora em tempo integral.

E, como todo bom anfitrião é bom de papo, gosta muito de receber gente em casa. “Fico muito satisfeito com a visita e o cuidado”, agradece. “Muito da qualidade de vida que ele tem, mesmo com a idade avançada, a família atribui ao acompanhamento da Unimed”, complementa o filho Carlos.

O Espaço Viver Bem – Qualidade de vida, prevenção de doenças e manutenção da saúde são os compromissos do Espaço Viver Bem. A equipe é constituída por médicos e profissionais de diversas áreas da saúde – Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social e Terapia Ocupacional, cujas atividades visam a qualidade de vida dos beneficiários Unimed. A atuação do grupo está centrada na informação, na educação para a saúde e na potencialização dos cuidados, através do Programa de Atenção Integral à Saúde. Saiba mais sobre o serviço pelos números (55) 3333-0105 / (55) 3333-0142 ou WhatsApp 3331-9700, opção 8.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca