fbpx

Simule seu Plano

Unimed

Instituto Unimed

Instituto

Unimed

LOGO-FILIAL-NOROESTE 1

A atuação social da Unimed Noroeste/RS evoluiu juntamente com a sua trajetória, desde a sua fundação, em 1971. A cooperativa marcou presença não apenas pela sua atividade no ramo da saúde suplementar, mas também pelas ações e projetos sociais realizados ou apoiados nesses 49 anos.

No ano de 2019, um importante passo foi dado pela Cooperativa para solidificar o trabalho já desenvolvido junto à Comunidade: a criação do Instituto Unimed Noroeste/RS, filiado ao Instituto Unimed RS (Porto Alegre).

Confira os projetos realizados e apoiados pelo Instituto Unimed Noroeste/RS:

Consultas sociais

Ciente das necessidades locais e regionais, a doação de consultas sociais foi uma das ferramentas encontradas pela Unimed Noroeste para contribuir para a saúde de crianças, adolescentes e jovens adultos.

Através deste Programa, a Unimed contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº “3. Boa Saúde e Bem-Estar”, incentivando uma vida saudável e promovendo o bem-estar. Isso é feito através da garantia de acesso a serviços de saúde essenciais e de qualidade, de forma segura e eficaz, para o público atendido por este programa.

Benefícios do Programa
Disponibilização de consultas médicas, em quantidade preestabelecida, para as entidades beneficiadas, sem restrição de especialidade. Disponibilização de exames simples que poderão ser solicitados durante a consulta médica, de acordo com as regras do Programa

Validade dos Benefícios
O programa possui validade de 12 (doze) meses contados a partir da data de assinatura do Termo de Cooperação entre a Unimed Noroeste/RS, Instituto Unimed Noroeste/RS e as entidades selecionadas/homologadas, com base nos critérios estabelecidos pelo Edital vigente.

Para quem se destina
Poderão se inscrever, nos moldes do Edital vigente, entidades que se enquadram nas seguintes categorias, conforme o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNAE), e de acordo com o foco do programa estabelecido pela Unimed.

• Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência
APAES – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Promovem a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
• Serviço Especial de Acolhimento Institucional
Instituições de acolhimento temporário ou permanente para crianças e adolescentes (0 a 18 anos).

Entidades selecionadas para o Programa

Doador Fiel

O Programa Doador Fiel é uma iniciativa do Instituto Unimed RS. Tem por objetivo estimular colaboradores, cooperados, familiares e amigos a doar sangue de forma regular e a promover a cultura da doação de sangue, envolvendo, inclusive, aquelas pessoas do Sistema Unimed-RS que, por alguma razão, não podem ser doadoras, mas podem atuar como infuenciadoras.

Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e outras situações, como os casos de portadores de hemofilia, leucemia e anemias, que exigem a transfusão. Assim, é fundamental que os bancos de sangue possam manter sempre seus estoques. Em países desenvolvidos, de 7 a 8% da população tem o hábito de doar sangue. No Brasil, esse número é bem menor, chegando a pouco mais de 1%.

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida, o qual só pode ser conseguido, em caso de necessidade, por meio da doação espontânea. O Doador Fiel conta com 24 doadores regulares de sangue, que são funcionários da Unimed Noroeste/RS.

Para se tornar um doador de sangue, é necessário:
Ter entre 16 e 69 anos – jovens com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização dos pais e/ou responsáveis legais
Ter peso igual ou superior a 50 kg
Não estar em jejum – apenas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação

Todas as pessoas podem doar sangue?
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção do doador e à segurança de quem vai receber o sangue. Deseja ser um voluntário e contribuir com a comunidade? Procure o Banco de Sangue ou Hemocentro mais próximo! Se você for funcionário da Unimed Noroeste/RS e desejar participar do Programa Doador Fiel, contate o setor de Endomarketing.

Grupo MultipliCuidar

Grupo de funcionários voluntários que atua na mobilização da comunidade para as campanhas apoiadas pelo Instituto Unimed Noroeste/RS. Se você é funcionário da Unimed Noroeste/RS e deseja fazer parte deste grupo, contate o setor de Endomarketing. 

Ações realizadas

No segundo trimestre de 2021, foi realizada mais uma edição da campanha Prato Cheio, em parceria com o SESC/Mesa Brasil. Este ano, com a mobilização dos voluntários do Grupo MultipliCuidar da Unimed Noroeste/RS, foram arrecadados 188,73 kg de alimentos não perecíveis.

Cada voluntário foi multiplicador da campanha junto a seus familiares e amigos e se encarregou de trazer as doações até o ponto de coleta. Os alimentos foram entregues ao SESC/Mesa Brasil para organização distribuição de cestas básicas em Ijuí e região.  Através de uma rede de solidariedade, o Instituto Unimed Noroeste/RS coopera com a comunidade local e regional.

Curso de Cuidador de Idosos

O Instituto Central Nacional Unimed quer garantir que todos tenham um futuro com mais saúde. Entre as iniciativas para isso está o curso de capacitação profissinal para “Cuidadores de Idosos”. 

O formato é 100% online e está disponível gratuitamente. O curso aborda questões como o processo de envelhecimento, alimentação, doenças crônicas e autonomia do idoso. 

As aulas são dividas entre teoria e prática e inclui um módulo exclusivo sobre covid-19. 

Mais informações sobre o curso acesse: Curso Cuidador de Idosos.

Eu ajudo na lata

Ele é responsável por gerar aquele “barulhinho” que agrada quem está prestes a matar a sede. Além disso, precisa-se recorrer a ele quando o desejo é abrir uma lata de alumínio. O lacre parece material simples, mas adquire fundamental importância combinado com a solidariedade.

A partir da campanha “Eu Ajudo na Lata”, desenvolvida pela Unimed Noroeste/RS, esses materiais se transformam em sinônimos de acessibilidade.

A proposta visa a arrecadação de lacres de latas de alumínio que são revertidos em cadeiras de rodas ou outros tipos de equipamentos que visam a acessibilidade, a serem doados às instituições. Para isso, a Cooperativa Médica conta com o engajamento de colaboradores, médicos e comunidade, que através da simples atitude de guardar lacres, fazem a diferença para alguém.

A campanha é uma iniciativa da Unimed do Brasil, que busca mobilizar as singulares do sistema. Para a assistente social da Unimed Noroeste/RS, Maria Luiza Wiedtkenper, “trata-se de uma campanha com o engajamento de todos, que busca incentivar a solidariedade. Além disso, é uma ação que deve ser intensificada neste período, pois o consumo de líquidos acondicionados em latinhas também aumenta”.

Em Ijuí e Panambi a campanha já beneficiou as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) destes municípios com duas cadeiras de rodas, doadas na 1ª e 2º edições da Campanha. Ainda integrando a 2ª edição do “Eu Ajudo na Lata”, está prevista entrega de cadeira de rodas para a instituição de Frederico Westphalen.

O Que você procura?

Busca