Com o objetivo de qualificar os serviços prestados aos beneficiários de planos de saúde, a Unimed Noroeste/RS realizou, neste mês de janeiro, formação para profissionais e estabelecimentos da rede prestadora na região de abrangência da cooperativa. Os treinamentos ocorreram em dois momentos distintos para clínicas, centros de diagnósticos e laboratórios e para hospitais. Em razão da pandemia de Covid-19, o reconhecimento aos ganhadores do Selo Ouro de Valorização do Prestador ocorreu de forma on-line.
A primeira etapa contemplou a formação para clínicas, centros de diagnósticos e laboratórios da região. Os conteúdos desenvolvidos foram “Treinamento e Desenvolvimento – Construção da Matriz de Capacitação”, ministrado pelo coordenador de Desenvolvimento de RH da cooperativa, Jonas Graffunder; e “Lei Geral de Proteção de Dados”, abordagem realizada por Paulo Oliveira, que atua como DPO (Data Protection Officer) na Unimed Noroeste/RS e também no Projeto Estadual da LGPD pela Unimed Central-RS.
Já na segunda etapa a formação foi direcionada aos hospitais que atendem beneficiários Unimed na região. No encontro foi trabalhada a temática “Indicadores para Acompanhamento da Qualidade e Segurança do Paciente”, realizada pela coordenadora da Qualidade da Unimed Noroeste/RS, Jordana Miron, além de novamente ser abordada a Lei Geral de Proteção de Dados.
As formações foram organizadas pela área de Gestão da Rede Prestadora, sendo os temas definidos com base nas avaliações de qualidade realizadas pela Unimed, evidenciando as principais necessidades de melhoria nos estabelecimentos. “A Unimed procura qualificar, cada vez mais, os processos, visando a segurança e a qualidade dos serviços prestados em toda a rede credenciada. Dessa forma podemos oferecer atendimentos equivalentes em toda nossa região”, salienta o diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da cooperativa, médico Marcos Antonio Boff.
Selo Ouro – Durante os eventos foram divulgados os ganhadores do Selo Ouro de Valorização do Prestador (2021/2022), integrando o Programa de Valorização do Prestador desenvolvido pela cooperativa. A avaliação abrange critérios como desempenho no ciclo de avaliação Unimed, prestador Acreditado/Certificado, notificação de Eventos Adversos no Notivisa e a participação em treinamentos de qualificação. Receberam o Nível Ouro os prestadores que alcançaram no mínimo 80 pontos (dos 100 possíveis de serem conquistados). Confira os ganhadores deste ciclo:
Clínicas, centros de diagnósticos e laboratórios:
– Centerlab – Análises Clínicas (Ajuricaba)
– Laboratório Esatta – Análises Clínicas (Panambi)
– Laboratório Martel – Análises Clínicas (Ijuí)
– IRB Instituto de Diagnóstico por Imagem – Diagnóstico por imagem (Panambi)
– Laboratório Gemelli – Análises Clínicas (Coronel Bicaco)
– Laboratório Macagnan e Menezes – Análises Clínicas (Santo Augusto)
– Unimed Noroeste/RS – Análises Clínicas (Frederico Westphalen)
– Unimed Noroeste/RS – Análises Clínicas (Ijuí)
– Unimed Noroeste/RS – Análises Clínicas (Panambi)
– Laboratório Ijuí Patologia – Patologia (Ijuí)
Hospitais
Hospital Unimed Noroeste/RS (Ijuí)
Hospital de Caridade Ijuí
Hospital de Caridade de Três Passos
Aos hospitais, a Unimed também concedeu um incentivo financeiro com base em critérios definidos no Programa de Valorização do Prestador. Confira os ganhadores:
– Hospital Unimed Noroeste/RS
– Hospital de Caridade de Ijuí
– Hospital de Caridade de Três Passos
– Associação Hospitalar Beneficente de Ajuricaba
– Hospital Bom Pastor de Santo Augusto
– Associação Hospitalar Santo Antônio de Pádua de Coronel Bicaco
– Hospital Adesco de Humaitá
– Hospital Beneficente Santo Antônio de Tenente Portela
– Hospital de Caridade de Crissiumal
– Hospital Bom Pastor de Ijuí