“Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença na vida de uma outra pessoa”. Foi com essa frase que Lorenzo Cunegato emocionou os participantes das palestras realizadas pela Unimed Noroeste/RS durante a campanha Junho Vermelho, direcionadas ao quadro de colaboradores. Ex-doador de sangue regular, Cunegato passou a estar do outro lado da história após ser diagnosticado com uma doença que exigiu diversas transfusões sanguíneas. “Houve momentos em que a transfusão foi essencial para que eu pudesse realizar uma sessão de quimioterapia. Às vezes, eu olhava para a bolsa de sangue e pensava: que incrível, alguém está fazendo o que eu fazia antes. Eu via a vida ali, pois doar sangue é um presente, é estender a mão para um desconhecido”, relatou fazendo ainda uma analogia: “os dois lados da moeda”.
O depoimento marcou as palestras conduzidas pela médica hematologista e hemoterapeuta, Cheila Meincke Eickhoff, responsável técnica pela Agência Transfusional de Hemocomponentes do Hospital Unimed Noroeste/RS, também esposa de Lorenzo Cunegato. Em sua abordagem, a médica reforçou a importância da doação regular de sangue. “Com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas. Hoje você pode estar ajudando e amanhã pode ser quem precisa de ajuda. O sangue não tem substituto e é fundamental em inúmeras situações hospitalares”, destacou. As palestras ocorreram na semana passada.
As ações da Unimed Noroeste/RS durante o Junho Vermelho buscaram mobilizar colaboradores, cooperados, clientes e toda a comunidade para esse gesto de solidariedade. Por meio do Instituto Unimed Noroeste/RS, a cooperativa mantém permanentemente a campanha Doador Fiel, que incentiva a doação regular e promove a cultura da doação entre seus públicos. Neste ano, uma iniciativa simbólica foi lançada: cada colaborador que realizar uma doação de sangue ao longo do ano poderá registrar internamente esse ato em uma “árvore da vida”, representando seu compromisso com o cuidado e a solidariedade.