Por trás de pequenos lacres, grandes histórias. Em meio a atitudes simples, sublime significado. É por isso que a solidariedade transforma realidades, tanto de quem pratica, como daqueles que recebem. A campanha Eu Ajudo na Lata, estimulada pelo Sistema Unimed, vem contribuindo com a comunidade regional de diferentes formas. Uma delas é a doação de equipamentos de acessibilidade. A outra pode ser ilustrada na história da Suzana Aparecida Lazzari, de Caiçara, que tem como hobby recolher lacres de alumínio e doá-los ao Lions Clube Frederico Westphalen. A entidade recebeu nesta segunda-feira, 10, uma cadeira de rodas da Unimed Noroeste/RS, resultado do engajamento na campanha, entrega realizada pelo médico Cláudio Borges Fortes.
Mas muito mais do que um hobby, esta é uma história inspiradora. Aos 51 anos, com deficiência física e dificuldade de coordenação, Suzana formou também uma corrente de arrecadação entre amigos e familiares. Conforme Juliana Lazzari Rubin, irmã, Suzana tinha vontade de ter seu próprio dinheiro. Primeiro começou guardando latas de alumínio e entregava a um tio que lhe dava os valores. Na sequência veio o desejo de juntar lacres para doação. “Na simplicidade dela, pensou que podia ajudar”, conta Juliana. A proporção do gesto se estendeu tanto, que atualmente até parentes de outras regiões, inclusive de outro estado, juntam lacres e quando vêm visitar a família, trazem para a alegria de Suzana. Em festas de comunidade, por exemplo, também aproveita para coletar, uma vez que fazendo isso, outras pessoas que estão no local também são impactadas e, de maneira coletiva, contribuem. “É uma sensibilização dela, uma corrente. Do seu jeito, está fazendo sua parte. Se com limitações ela é capaz, as outras pessoas também podem”, conclui a irmã.
Fazem aproximadamente três anos que Suzana realiza esta prática (além disso, tem como hobby pintar desenhos). O material é entregue a prima Neide Lazzari Konflanz, que é responsável pelo Banco Ortopédico do Lions Clube, juntamente com Milton Konflanz. “Vocês não fazem ideia de como ela se sente útil ao trazer os lacres”, reforça Neide. Outras instituições locais e de municípios vizinhos também contribuem com a campanha realizada pela entidade. O banco existe há seis anos. Nesse período já foram beneficiadas em torno de 250 pessoas, com diferentes equipamentos. A entrega da cadeira de rodas teve a presença ainda do assessor de Comunicação Corporativa e Marketing, João Luís Bindé, e da responsável pelas ações do Lions, Clarice Bona Alves.
Eu Ajudo na Lata – A campanha busca sensibilizar as cooperativas do Sistema Unimed para atos de solidariedade, fortalecendo ainda mais o vínculo com a comunidade. A proposta consiste na arrecadação de lacres de latas de alumínio, cujo valor da venda é revertido em equipamentos que proporcionem maior acessibilidade e auxiliem no atendimento de pessoas enfermas ou com restrições físicas.