O aviso chegou. Sem muito tempo para pensar, é hora de saber para qual lado seguro se dirigir, onde estão as saídas de emergência, a quem é preciso ajudar. Logo após a desagradável surpresa, a informação de que era apenas uma simulação. Mas, e se for real? A ação realizada pelo Hospital Unimed Noroeste/RS nesta sexta-feira, 2, buscou capacitar os funcionários para agir em situação de emergência. A simulação de evacuação em caso de incêndio esteve direcionada a áreas administrativas e de apoio, como lavanderia e farmácia, localizadas no primeiro pavimento da instituição.
Conforme o diretor de Serviços Próprios, médico Áureo Zimmermann, a iniciativa visa “aumentar a segurança de funcionários, pacientes e demais pessoas que transitam pela instituição e está prevista em legislação que orienta sobre a Proteção contra Incêndios”. A identificação de rotas de fuga, o diagnóstico relativo ao tempo do início do sinistro até a intervenção e evacuação total do local também são levados em consideração na análise.
A ação foi desenvolvida através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e da Brigada de Emergência da instituição. Atividades como esta são desenvolvidas periodicamente no Hospital.