Com o objetivo de promover a troca de ideias e fortalecer os princípios do cooperativismo, foi realizado nesta segunda-feira, 10, o Fórum Regional do Instituto Unimed/RS, uma parceria entre a Unimed Noroeste/RS, o Instituto Unimed/RS, o Sescoop/RS e o curso de Administração da Unijuí. A noite contou com a palestra “Propósito e Pertencimento”, ministrada por Alexandre Pellaes, professor, pesquisador e palestrante reconhecido nacionalmente por sua atuação em temas como significado do trabalho, novos modelos de gestão, liderança e futuro das relações profissionais.
Pellaes, eleito melhor palestrante de 2024 pelo prêmio Top of Mind de RH e influenciador número um no LinkedIn em temas de liderança e gestão, apresentou uma reflexão sobre o papel do propósito nas organizações e a importância de criar ambientes de trabalho mais humanizados e pautados pela autonomia. Com linguagem leve e conteúdo embasado em conhecimento científico, o palestrante destacou como o pertencimento é essencial para fortalecer vínculos e gerar impacto positivo nas equipes e na sociedade. “É preciso compreender que propósito faz sentido quando a gente enxerga algo maior do que nós e que precisamos saber como contribuir com as pessoas e com a comunidade. Esse é o tipo de discussão essencial para que possamos construir relações positivas para o futuro”, disse.
O evento reuniu lideranças, gestores, colaboradores, professores, estudantes e membros da comunidade para refletir sobre temas ligados ao desenvolvimento de pessoas e organizações. O Fórum reafirmou o compromisso da Unimed Noroeste/RS e do Instituto Unimed/RS sobre o desenvolvimento humano, inovação e sustentabilidade, princípios que fortalecem o cooperativismo e o papel das cooperativas na transformação social. O público também foi estimulado a levar doações de alimentos não perecíveis, que serão destinados por meio do Programa Sesc Mesa Brasil.
Em sua fala de boas-vindas ao público, o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, médico Volnei Santos Malheiros, salientou o propósito da Unimed Noroeste/RS em sua trajetória de 54 anos de serviços prestados à comunidade regional. “A Unimed Noroeste/RS, enquanto cooperativa médica, representa muito mais do que um modelo de negócio. Somos um sistema que nasceu da união de pessoas que compartilhavam um propósito comum, cuidar de vidas, e que segue atuando de forma integrada na comunidade onde está inserida. É com esse espírito que nos reunimos para refletir, juntos, sobre o sentido do trabalho, da cooperação e do pertencimento”, observou.
Também participaram da abertura, representando as entidades organizadoras, Michele Cardoso Corrêa, analista de Responsabilidade Social do Instituto Unimed/RS, e o professor Luciano Zamberlan, coordenador do curso de Administração da Unijuí. Além disso, estiveram presentes o médico Fernando Vargas Bueno, diretor-Executivo; o médico Renan Luís Marchant Gomes, diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, o médico Alexandre Vaz, diretor de Serviços Próprios da cooperativa; e o médico fundador da cooperativa, Gilberto Pereira Gomes.








