Desde o início do verão, em 21 de dezembro de 2021, as altas temperaturas têm predominado e a tendência é que esse calor seja ainda mais intenso. Esse calorão exige alguns cuidados especiais com a hidratação, proteção da nossa pele, como optar por refeições leves, usar chapéus, óculos com proteção UVA e UVB além de evitar a exposição solar entre às 10h e às 16h.
Mas que tal começar focando na sua hidratação?
A recomendação é que, em média, devemos consumir no mínimo dois litros de água por dia, claro dependendo das características de cada pessoa, pois com esse calor o nosso corpo tende a perder bastante líquido. Além do consumo de água, podemos apostar nos sucos naturais e na ingestão de frutas que também são essenciais para alcançarmos os níveis necessários para o nosso organismo.
Então separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a intensificar na hidratação nesses dias de altas temperaturas.
Intensifique sua hidratação – O verão tá on, se cuidar tá on!
* Crie uma rotina de beber água ou líquidos refrescantes, mesmo sem ter sede.
* Beba diferentes líquidos ao longo do dia; no mínimo, dois litros. Caso tenha dificuldade de beber um copo cheio de água, prefira ingerir pequenos volumes, várias vezes por dia, ou substitua a água por outra bebida refrescante sem açúcar.
* Se o seu paladar estiver alterado, e a água, com gosto amargo ou metálico, prefira suco de frutas, refresco de frutas, água de coco ou chá gelado.
* Escolha alimentos ricos em água, por exemplo a salada de vegetais folhosos (couve manteiga), tomate, melancia, melão, laranja, tangerina.
* Evite bebidas que possam contribuir com a desidratação ou agravá-la como bebidas com cafeína (café, refrigerantes) ou bebidas adocicadas.
* Para consumir maior quantidade de líquidos, é importante incluí-los entre as refeições, e não junto delas.
* Prepare água saborizada com pedaços de frutas.
* Faça chá gelado pode ser de hortelã, gengibre ou o chá de sua preferência.
* Consuma picolés de frutas sem açúcar.
* Tenha uma garrafinha de água sempre à mão.
Fontes: Unimed do Brasil, Ministério da Saúde
Contribuição – Nutricionista Juliana M. W. Bettega, CRN2 6817 – Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital da Unimed Noroeste/RS