Como está sendo trabalhar na assistência aos pacientes com Covid-19? Esta pergunta embasou a palestra “Por trás da máscara: desafios da Enfermagem durante a pandemia”, realizada pela enfermeira Tatiele Galli Zanetti Mafalda, supervisora do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Noroeste/RS. A discussão foi uma das temáticas trabalhadas na Aula Inaugural do curso de Enfermagem da Unijuí, realizada na noite desta segunda-feira, 14.
Enfermeira especialista em Urgência, Emergência e Trauma e também em Intensivismo, a enfermeira do Hospital Unimed fez referência às origens da profissão e suas principais atribuições até os dias de hoje. “As bases da profissão, instituída há cerca de 200 anos pela precursora Florence Nightingale, seguiram sólidas em nossa atuação durante a pandemia. Tivemos que manter a essência do cuidado, aprimorar nossa capacidade técnica e conhecimento científico. Além disso, foi preciso fazer a gestão de riscos assistenciais, planos de contingência, desenvolver protocolos de treinamento e gestão de pessoas e recursos materiais”, salientou.
Sobre a gestão das equipes profissionais para o atendimento, Tatiele observa que este foi um ponto significativo no trabalho. “Ser uma liderança positiva e conduzir as equipes com resiliência, ter adaptação e engajamento neste cenário foi a nossa proposta. Também recebemos muito apoio e força da comunidade. Foram inúmeras mensagens positivas que auxiliaram muito no conforto e, principalmente, no fortalecimento de nossas equipes. Colocamos algumas destas mensagens em locais estratégicos para motivar e estimular nossos profissionais durante o trabalho”, relatou.
Para além da atuação técnica durante o período de internação por Covid-19, a profissional abordou sobre a relação com os pacientes neste período. “Por trás da máscara precisamos realizar o acolhimento dos pacientes. Estes internam sozinhos, em geral, sem familiares. Proporcionamos ligações de videochamada, por exemplo, para os entes queridos deles. E, sem dúvidas, a pandemia deixou muitas marcas e uma das principais foi justamente o carinho e reconhecimento que recebemos dos pacientes, familiares e de toda a sociedade”, complementou.
Fotos: Assessoria de Marketing Unijuí