A exposição ao sol e aos seus efeitos ocorre diariamente. No verão isso se acentua, por isso é preciso redobrar os cuidados, já que é o principal fator de risco para o Câncer de Pele. Até em dias nublados é preciso proteção. Essas e outras informações de prevenção foram apresentadas aos colaboradores da Unimed Noroeste/RS na tarde desta terça-feira, 5, em atividade alusiva ao Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção do Câncer de Pele.
O evento foi promovido pelo Centro de Oncologia do Hospital Unimed, e contou com a palestra de Ana Paula Victor Schmitt, médica cirurgiã oncológica. Assim como no Outubro Rosa e no Novembro Azul, os participantes do bate-papo foram convidados a refletir sobre a importância dos cuidados em saúde e a serem multiplicadores do conhecimento entre amigos e familiares.
Segundo a médica, atitudes simples e práticas de prevenção no dia a dia podem fazer muita diferença. “Às vezes pensamos que é muito difícil mudarmos de hábitos, mas não é. O uso do protetor solar é uma medida simples e extremamente efetiva de prevenção, por exemplo. É preciso criar o hábito de usar todos os dias, todos devem ser incentivados a isso”, observa.
Fique ligado – A sua pele fala por você. Confira os principais sinais de alerta em pintas e manchas do seu corpo: assimetria, bordas irregulares, coloração variável, diâmetro maior de cinco milímetros, evolução e crescimento, feridas que sangram e não cicatrizam.
Para se cuidar, é importante evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, utilizar roupas leves e que protejam a pele, fazer uso diário de protetor solar, proteger a cabeça com boné ou chapéu, beber muita água e usar óculos escuros com proteção UVA e UVB. Além disso, é fundamental fazer o autoexame de pele no início e no fim do verão, pedindo ajuda para conferir áreas fora do seu alcance, como costas, nuca e couro cabeludo.