“Trajetórias que se conectam com a nossa e nos inspiram a cuidar”. O conceito da campanha do cinquentenário da Unimed Noroeste/RS se reforça a cada ação e a cada história que, de alguma forma, passa pela instituição. Com número reduzido de participantes, a cooperativa, através do Hospital Unimed Noroeste/RS, retomou o Clube da Gestante presencial, suspenso há dois anos em razão da pandemia da Covid-19, período em que foi realizado somente no formato on-line. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira, 6.
Desde 2007, o projeto Clube da Gestante vem conectando trajetórias. Revelando histórias emocionantes e inspiradoras, como é o caso da Aline Fatima Ribeiro e da Denise Vanessa Seitenfus Ribeiro, ambas de Panambi. Elas são cunhadas e compartilham do sentimento da espera dos filhos. “A gente vê as diferenças de uma gestação para a outra. Buscamos informações juntas”, conta Denise, grávida de 36 semanas, que está à espera da Sara juntamente com o papai, Mathias Junior Ribeiro.
Aline, gestante de 31 semanas, que aguarda o pequeno Gonçalo, relata esta conexão como “um momento único”, que permite a troca de experiências entre as mamães e, ainda, traz uma grande emoção para a família. Então, como o futuro papai Silvano Pianesso não pode estar presente, Aline levou como acompanhante a mãe, Celoni Ribeiro, a vovó do Gonçalo e da Sara, que deixou transbordar toda a felicidade que gira em torno da espera dos netos. “É muita alegria, emoção, é só Deus. A gente nunca imagina assim”, relata a futura vó.
Assim como estas gestantes, cada um dos presentes no Clube, traz consigo um misto de sentimentos e emoções. Assim, como dúvidas e alguma insegurança, especialmente nas práticas com o bebê. E é para contribuir com este momento, que a Unimed busca orientar futuros pais para esta nova fase, abordando temas que envolvem desde a gestação, o pós-parto, até os cuidados com o bebê após o nascimento. Neste primeiro encontro, os temas abordados foram “Pré-natal” e “Cuidado com as mamas no Pré-natal”. As enfermeiras Ananda Hoffmann Hartmann e Luiza Fanezi conduziram as oficinas e reforçaram o quanto a Unimed Noroeste/RS fica honrada em poder conectar sua história com a destas famílias que estão crescendo. Afinal, “somos feitos de histórias”.