fbpx

Simule seu Plano

Câncer de Mama: palestra marca Outubro Rosa para grupos da Maturidade Ativa e Viver Bem

Dando sequência à parceria estabelecida entre Unimed Noroeste/RS e o Sesc Ijuí, na tarde desta quinta-feira, 27, foi realizada palestra sobre o Câncer de Mama, inserida em programação do Outubro Rosa 2022. A médica da Família e Comunidade Martha Fonseca, que atua na Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS, desenvolveu o tema para integrantes do Grupo Maturidade Ativa e pacientes do Espaço Viver Bem da cooperativa.

A médica tratou sobre as principais características do câncer de mama, além de como prevenir ou detectar precocemente esta doença, que é a maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. “O câncer é uma doença multifatorial, causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que acaba formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Por isso, quanto mais precocemente for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, salientou.

Atenção – Segundo os dados apresentados na palestra, neste ano o Instituto Nacional do Câncer estima mais de 66 mil novos casos da doença no país, com taxas mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste. A incidência e mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Desta forma, é preciso cuidar o sinais e sintomas, principalmente em mulheres acima dos 50 anos. Entre os principais sintomas destaca-se o surgimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Contudo, há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos, pele semelhante à casca de laranja/retração da pele, inversão do mamilo, vermelhidão, descamação ou ulceração do mamilo, secreção papilar ou linfonodos axilares.

A médica Martha Fonseca também alertou para a importância da prevenção a partir de fatores de risco. Entre os principais apontou a obesidade e sobrepeso, após a menopausa, atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade moderada por semana), consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (raios-x, tomografia computadorizada, mamografia, etc.), história de tratamento prévio com radioterapia no tórax, entre outros.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca