fbpx

Ações sensibilizam sobre a Prematuridade

No cenário global de nascimentos prematuros, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial. Anualmente, aproximadamente 340 mil bebês nascem antes de atingirem as 37 semanas completas de idade gestacional no País. De acordo com uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef/2021), fatores como gravidez na adolescência, falta de acompanhamento pré-natal, doenças relacionadas à gestação e desinformação emergem como alguns dos principais motivos por trás dos elevados índices de partos prematuros.

Neste ano, visando chamar atenção para a importância do tema e debater estratégias para mudanças positivas no cenário do parto prematuro, o Hospital Unimed Noroeste/RS, a Unijuí, o Hospital de Clínica Ijuí (HCI) e a prefeitura se uniram na realização de uma programação integrada alusiva ao Novembro Roxo e ao 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade de 2023. Com o tema “Pequenas ações, Grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, foram organizados dois momentos especiais.

No sábado pela manhã, foi realizada a 3ª Jornada da Prematuridade, sendo o HU representado pela médica pediatra Luciana Faustini, pelo médico pediatra coordenador da UTI Neo, Maurício Bortolini, pela enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, Daiane Zambon Dockhorn, e pela fisioterapeuta Carina Corso Alves. Com a presença expressiva de acadêmicos da Unijuí e da comunidade em geral, o evento foi estruturado em dois momentos: “Os cuidados ao bebê prematuro durante a internação na UTI Neonatal” e “O seguimento do prematuro após a alta hospitalar”. O espaço aberto para questionamentos permitiu uma troca valiosa de conhecimentos entre os participantes.

No domingo, com a ajuda do tempo ensolarado, ocorreu a 1ª Caminhada da Prematuridade durante o Domingo no Campus da Unijuí, reunindo famílias, acadêmicos da área da Saúde e a comunidade em geral, além do secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, que prestigiou a iniciativa. Com apoio de patrocinadores, entre eles o Hospital Unimed Noroeste/RS, foi realizado sorteio de brindes, pintura no rosto das crianças e distribuição de água, balões, doces e lanches.

A caminhada foi muito bem recebida com aplausos durante todo o percurso. A Psicóloga Amanda Schöffel Sehn, coordenadora do Projeto Prematuros: Prevenção, apoio e cuidados, da Unijuí, expressou seu agradecimento. “Depois de muito trabalho, encerramos com sucesso as comemorações alusivas ao mês da Prematuridade. Agradeço, em nome do Projeto Prematuros, a parceria de todas as instituições. Desejo que seja o primeiro de muitos.”

Coordenadora do Serviço de Pediatria do Poder Executivo, a enfermeira Evelize Guth também destacou a ação. “Foi um evento lindo e esclarecedor, a partir de uma parceria maravilhosa. Obrigada pelo convite, a Secretaria Municipal de Saúde continua à disposição sempre.”

Carine Beck, gerente de Relacionamento com o Cooperado, finalizou com entusiasmo. “Foi maravilhoso o trabalho conjunto que realizamos. Agradeço muito a parceria de todas as instituições. Acredito que seja o início de grandes eventos entre todas as instituições.”

Paralelamente às atividades, o HU organizou dois vídeos com depoimentos de algumas famílias de bebês prematuros que receberam o cuidado de nossas equipes da UTI Neonatal, e que serão divulgados durante a semana em nosso canal no Youtube e também no Instagram.

Texto e fotos: Setor de Marketing do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca