Novembro é reconhecido mundialmente como o mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, período em que ações de mobilização reforçam a importância do cuidado integral aos bebês que nascem antes do tempo. Em 2025, a campanha traz como tema “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”, destacando a necessidade de garantir atenção e suporte que favoreçam o desenvolvimento dessas crianças.
Em Ijuí, instituições se unem para fortalecer essa causa por meio da 3ª Caminhada da Prematuridade, que será realizada neste domingo, 23, às 16h, na Praça da República. A ação busca sensibilizar a comunidade sobre os desafios enfrentados pelas famílias de bebês prematuros e promover um momento de reflexão, empatia e mobilização social.
Com a proposta de unir famílias, profissionais da saúde e comunidade, o evento pretende dar visibilidade ao tema e fortalecer o apoio às crianças prematuras. “A caminhada é um momento de união, acolhimento e conscientização sobre os desafios e cuidados envolvidos nessa realidade”, observa a supervisora de Enfermagem da Área Materno Infantil do Hospital Unimed Noroeste/RS, Daiane Zambon Dockhorn.
A caminhada reúne entidades comprometidas com a saúde e o desenvolvimento infantil, entre elas a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital de Clínicas Ijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Primeira Infância Melhor, Criança Feliz, Centro Especializado de Reabilitação – Unir e Unimed Noroeste/RS. Juntas, reforçam o compromisso de ampliar a rede de proteção à primeira infância, especialmente àqueles que necessitam de cuidados intensivos desde os primeiros dias de vida. A atividade é aberta ao público e todos estão convidados a participar e vestir roxo, cor símbolo da prematuridade.

