A alegria por compartilhar momentos de felicidade é um alento para enfrentar as adversidades. Em um período de reconstrução, após as chuvas que acometeram severamente o Estado e seguem impactando o povo gaúcho, cooperativas se unem em Ijuí para a realização do Dia de Cooperar (Dia C), marcando o Dia Internacional do Cooperativismo, em solidariedade àqueles que necessitam de ajuda. Ao mesmo tempo, buscam proporcionar um momento leve e empolgante à população da região, que embora não atingida tão fortemente pela enchente, foi sensibilizada pela situação.
Essa união de esforços das cooperativas alusiva ao Dia C vai trazer para a Praça da República, no domingo, 7 de julho, o show humorístico de Badin, o Colono. E o público é convidado a levar doações – alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza – que serão destinados aos atingidos pelas enchentes. A programação inicia-se às 14h e contará também com brinquedos infláveis, mateada com a Especiarias do Mate e interações do Grupo Cadagy, da Unijuí. Às 16h sobe ao placo a atração principal, Badin.
“Alimente Sorrisos: Coopere”, este é o tema que marca o Dia C de 2024 em Ijuí, evento que soma a força das cooperativas Ceriluz, Cresol, Sicoob Crediplanalto, Sicredi das Culturas RS/MG, Unicred Horizontes e Unimed Noroeste/RS. Esta edição conta também com outra novidade: a parceria com o Sesc Ijuí para a promoção das atividades e para a arrecadação dos donativos através do Projeto Mesa Brasil, cuja intercooperação foi formalizada nesta terça-feira, 25, com a presença de dirigentes das instituições parceiras. O evento está alicerçado no sexto princípio do cooperativismo, que trata da “Intercoperação”, quando as organizações se juntam para fazer a diferença em suas comunidades, fortalecendo o movimento.
Conforme o Sistema OCB, o Dia C atende também ao sétimo princípio do cooperativismo, que trata do “interesse pela comunidade, um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos espaços em que as cooperativas estão inseridas”. Em nível estadual, as cooperativas desenvolvem “um grande dia de celebração”, quando são ofertadas diferentes atividades, inclusive com “temas ligados à cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer”, explica o Sistema OCB, cuja sigla significa Organização das Cooperativas Brasileiras.
Para as cooperativas parceiras e o Sesc, além de um nome reconhecido pela atuação no humor, Badin desempenhou importante auxílio às comunidades atingidas pelas cheias. Papel esse que foi, inclusive, divulgado por outros artistas do País.