Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares. É com esse tema que a campanha Novembro Roxo deste ano busca alertar a sociedade sobre a prematuridade, suas causas, consequências e a importância do cuidado adequado nesse período da vida dos recém-nascidos. Para celebrar a data, o Hospital Unimed Noroeste/RS, através de sua equipe multidisciplinar da UTI Neo, promoveu uma atividade especial na manhã de hoje.
Antes da visita regular das famílias aos bebês, os profissionais promoveram um momento de recepção e diálogo sobre os desafios mais significativos enfrentados, oferecendo suporte emocional aos pais, fornecendo informações necessárias sobre o estado de saúde de seus filhos e esclarecendo dúvidas comuns nesse contexto.
Nesse cenário delicado, a presença da psicóloga, Débora Andrade, e da nutricionista Alana Soares Kremer, foi essencial para proporcionar um momento acolhedor e esclarecedor. A atenção voltada para o bem-estar não só dos bebês, mas também dos pais, reforça o compromisso do Hospital Unimed Noroeste/RS em promover um ambiente de cuidado integral.
Em um gesto tocante, a equipe organizou uma surpresa para os pais: os bebês estavam trajando as cores da campanha Novembro Roxo, resultando em um momento repleto de carinho, emoção e interações significativas.
A enfermeira coordenadora da UTI Neonatal do HU, Daiane Zambon Dockhorn, ressalta a relevância dessas ações para a humanização do atendimento. Destaca que, além dos cuidados clínicos, é fundamental proporcionar momentos de afeto e apoio aos pais, fortalecendo os laços familiares em meio às adversidades.
“Essas ações não apenas oferecem conforto emocional, mas também têm um impacto positivo no desenvolvimento dos bebês prematuros. Estudos indicam que a interação precoce com os pais contribui para a melhoria do quadro clínico e para o desenvolvimento neurocognitivo dos recém-nascidos”, afirma.
Dando continuidade às atividades, o Hospital Unimed Noroeste/RS está organizando, em colaboração com a Unijuí, Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) e Prefeitura Municipal, duas iniciativas neste sábado. Durante a manhã, a partir das 8h, acontece a 3ª Jornada da Prematuridade, no Centro de Eventos da Unijuí, com a participação de profissionais de saúde. Representando o HU, teremos a presença da médica pediatra Luciana Faustini, o médico pediatra coordenador da UTI NEO, Maurício Bortolini, a enfermeira Daiane e a fisioterapeuta Carina Corso Alves.
Já durante a tarde, com o intuito de conscientizar a população sobre o fato de que o nascimento prematuro é a principal causa de mortalidade infantil no País, será realizada a 1ª Caminhada da Prematuridade, às 15h, na Praça da República. A mobilização busca disseminar informações e promover ações que contribuam para a prevenção e o tratamento adequado, visando a redução das taxas de prematuridade.
Ambos os eventos contam com o apoio da ONG Prematuridade.com.
Texto e fotos: Setor de Marketing do Hospital Unimed Noroeste/RS.