O ambiente acolhedor favorece para a recuperação plena. A hospitalidade e a cordialidade tornam o processo de internação mais leve e podem ser percebidos, inclusive, no alimento feito e entregue com carinho. Detalhes essenciais e sempre reforçados entre os profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS. Na semana passada, copeiras, auxiliares de Nutrição e nutricionistas participaram de treinamento voltado para o atendimento aos pacientes e familiares, com abordagem referente à postura e à ética profissional no ambiente hospitalar. Uma iniciativa que vem contribuir ainda mais para o fortalecimento da cultura do Jeito de Cuidar Unimed, diferencial pelo qual a instituição é reconhecida.
A atenção que está no gesto, no olhar, na palavra de incentivo e, até mesmo, na discrição, também contribui para o bem-estar do paciente. A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietoterapia, Juliana Witzke Bettega, explica que “o atendimento humanizado, juntamente com processos terapêuticos bem alinhados, atualizados e voltados para a segurança e recuperação dos pacientes faz com que a Unimed mantenha atendimento diferenciado a todos os seus clientes”. Complementa que por esse motivo a área promove constantemente treinamentos com seu time de trabalho. “Demonstramos sempre a preocupação e o cuidado em tornar a jornada terapêutica mais prazerosa possível, pois acreditamos que quando o paciente reconhece todo este esforço em tornar sua estadia agradável, ele próprio torna-se o agente da sua recuperação”, destaca a nutricionista.
Laila Thereza Cortez, de Ijuí, esteve internada durante uma semana e confirma o compromisso da instituição. “Fui muito bem atendida. As refeições e os lanches eram muito bons. A equipe interessada no que eu gostava e também com o que não me fazia bem. Nota 10”, reconhece. Para manter suas capacidades motoras e sua autonomia, a paciente, de 88 anos, era estimulada a fazer suas refeições fora o leito, pois a mobilidade é aliada no processo de recuperação e recebe o olhar da equipe multidisciplinar.
O treinamento foi realizado pela assessora da Nestlé Health Science, Bruna Souto, empresa parceira do Hospital Unimed. Na abordagem, a profissional reforçou a importância de tornar o ambiente hospitalar agradável, permitindo que o paciente o sinta como uma extensão do seu lar, tornando a experiência menos impactante.