Cuidar de uma pessoa é um ato amor. Mas nem sempre é fácil, demandando entrega, paciência e muita compreensão. Com uma rede de apoio, esse ato ganha força e novos significados, transformando a vida de quem cuida e de quem é cuidado. Para compartilhar estas experiências, o Espaço Viver Bem da Unimed Noroeste/RS oportunizou na manhã desta terça-feira, 26, o momento “Tricotando Histórias”, reunindo profissionais de saúde e familiares de pessoas que necessitam cuidado integral.
A conversa foi proposta pela formanda de Enfermagem da Unijuí, Juline Mânica Desordi, que realizou estágio no Espaço Viver Bem, com auxílio dos profissionais que atuam no serviço da Unimed Noroeste/RS. Foram discutidas questões voltadas a fortalecer a atuação de acompanhantes, a partir da valorização de experiências de vida. “A proposta foi realizar um momento de troca, de escuta e de amparo, pois a realização do cuidado integral exige muito da pessoa que é cuidadora”, observa a acadêmica.
Com muita emoção e sinceridade, os familiares participantes foram convidados a compartilhar suas experiências de cuidado, em dinâmica denominada Caixa de Experiências. “Ser um cuidador é um grande aprendizado. Agora já entendo bem como funciona, o que fazer e o que não fazer, mas sempre precisamos de ajuda para melhorar. Aqui com a Unimed já aprendi muito, faz toda a diferença”, salienta Cleci Teresinha França, que divide os cuidados da mãe, de 81 anos, com a sua irmã Cledir.
O Espaço Viver Bem busca e desenvolve a qualidade de vida, fazendo da reabilitação em saúde e da prevenção de doenças os principais compromissos que direcionam a atuação do Programa de Atenção Integral à Saúde. Saiba mais pelos números (55) 3333-0105 / (55) 3333-0142 ou WhatsApp 3331-9700, opção 8.