fbpx

Hospital Unimed realiza formação para a segurança na cadeia medicamentosa

Parte integrante das terapias aplicadas em um hospital, a administração de medicamentos é um importante aliado na recuperação de pacientes. Desta forma, visando dar mais segurança no processo da cadeia medicamentosa, o Hospital Unimed Noroeste/RS realizou treinamento nesta quinta-feira, 9, direcionado aos profissionais enfermeiros e farmacêuticos que atuam na instituição.

Ministrado pela farmacêutica Ana Cláudia Braga, consultora especialista da Divisão Hospitalar do Laboratório Teuto Brasileiro S/A, a formação teve foco na segurança na administração de medicamentos, destacando os pontos de atenção que Farmácia e Enfermagem devem observar para a administração segura. As práticas discutidas no encontro estão ancoradas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, práticas inseguras e erros de medicação são as principais causas de lesões e danos evitáveis nos sistemas de saúde em todo o mundo. Estes erros ocorrem quando sistemas de medicação fracos ou fatores humanos, como fadiga, más condições ambientais ou falta de pessoal, afetam as práticas de prescrição, transcrição, dispensação, administração e monitoramento, o que pode resultar em danos graves, incapacidade e até mesmo a óbito. “Uma das principais questões é a comunicação nas equipes: é vital que o fluxo de informações seja otimizado, bem como os profissionais tenham liberdade para conversar e questionar os processos, diminuindo a chance de erro ao revisarem o trabalho um do outro. Além disso, é sempre importante incluir pacientes e familiares no cuidado, fazendo com que eles tenham protagonismo na jornada hospitalar”, aponta a consultora.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca

Pesquisar