A ExpoFest recebeu um público especial no Parque Wanderley Burmann nesta terça-feira, 11. Grupos do Sesc Maturidade Ativa de diversas cidades da região, com a integração de pacientes atendidos no Espaço Viver Bem da Unimed Noroeste/RS, ganharam uma programação planejada na Feira. Além do movimento étnico e cultural, os grupos de terceira idade também participaram de uma ação no Espaço Unimed na Feira.
Munidos do “passaporte” que marca a participação da Unimed na ExpoFest, os idosos foram convidados a percorrer o Parque, carimbar os espaços do “documento” e sortear o seu próprio brinde ao final, para levar uma lembrança da cooperativa. Esta ação – permanente durante a Feira – convida os visitantes a se envolverem com a cultura, hábitos, danças, trajes e comidas típicas, aliando tudo isso ao saudável hábito de caminhar. A Unimed valoriza nesta edição o conceito “Cuidar é nossa cultura”.
“Foi muito bom poder realizar essa integração na nossa Feira. Podemos nos envolver de várias formas. Sermos respeitados enquanto grupo na nossa sociedade é muito importante. Esse é o primeiro de muitos”, avalia Vera Oster Donato, 59 anos, comerciária aposentada, do Grupo Sesc Maturidade Ativa de Ijuí. “É muito bonito este trabalho pela qualidade de vida de nós, idosos. Hoje foi tudo muito lindo, esse momento de lazer é uma felicidade, esquecemos todas as preocupações, por isso é único”, complementa Zilda Blandina Umann, 79 anos, paciente da Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS.
No turno da manhã, após a abertura oficial no Palco das Etnias, os cerca de 250 participantes do encontro foram recepcionados na Associação Tradicionalista Querência Gaúcha para um almoço de confraternização, com muita música e poesias tradicionalistas. No turno da tarde, a programação ficou por conta das 12 casas étnicas da Expofest e suas músicas, danças e costumes, que alegraram os grupos. O lanche da tarde foi um delicioso café vienense, organizado pela Casa Austríaca, encerrando as atividades.
Parceria – A Unimed Noroeste/RS e o Sesc Ijuí possuem convênio para a promoção de atividades culturais e de lazer, aprimorando a qualidade de vida e o cuidado aos idosos, ressignificando o envelhecimento. São realizadas oficinas diversificadas, encontros de integração, passeios e campanhas sociais, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades.