“Envelheci… e agora?” Esta provocação norteou a palestra oferecida pela Unimed Noroeste/RS, através do Espaço Viver Bem, na tarde desta quinta-feira, 6, no Sesc Ijuí, na programação da Semana da Longevidade 2022. A terapeuta ocupacional Etiane Primon realizou a fala durante a programação, quando também foi realizada verificação de pressão arterial dos idosos participantes do evento por equipe técnica da Unimed.
A terapeuta ocupacional que atua na Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS fez incialmente uma contextualização sobre o envelhecimento na sociedade e as principais características a se pensar essa fase da vida. “Grande parte das questões que influenciam no nosso envelhecimento dizem respeito as escolhas que fazemos ao longo da vida. Portanto, alimentação, atividades físicas, lazer, enfim o nosso autocuidado, fazem a diferença neste processo”, observou.
Desde o sábado, 1º, está em andamento a Semana da Longevidade de Ijuí, com atividades físicas e palestras. Destaque para a Caminhada da Longevidade, realizada na segunda-feira, 3, pelas ruas de Ijuí, chamando a atenção para a prevenção do câncer de mama e o protagonismo do idoso na sociedade. O evento encerra nesta sexta-feira, 7, com uma aula de Pilates solo ao ar livre.
A Unimed Noroeste/RS e o Sesc Ijuí possuem parceria para a promoção de atividades culturais e de lazer, aprimorando a qualidade de vida e o cuidado aos idosos, ressignificando o envelhecimento. De forma permanente, são realizadas oficinas diversificadas, encontros de integração, passeios e campanhas sociais, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades.