Com o objetivo de promover a qualidade e humanização da assistência ao paciente com risco de desenvolvimento de lesão e também aos portadores de lesões de pele, o Hospital Unimed Noroeste/RS possui o Grupo Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos (GICC). Multiprofissional, engloba enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e médica.
O grupo procura inovar através da qualificação dos seus membros sobre novas técnicas, como curativos a vácuo, capacitação em desbridamento de lesões, padronização de coberturas tecnológicas modernas e inovadoras. “Desta forma, o objetivo é garantir tratamento adequado, com menos dor e maior rapidez na cicatrização, sendo escolhidas de acordo com o tipo de lesão e a gravidade do ferimento, tanto para prevenção quanto para o tratamento de lesões”, observa a coordenadora do GICC, enfermeira Vivian Fernanda Daronco.
Assim, se estabelecem atividades que são desenvolvidas pela equipe multiprofissional, de forma sistemática, buscando prevenir o surgimento de lesões e tratar lesões já existentes, para promover assistência de qualidade e com segurança. O grupo realiza ainda trabalho de atendimento ambulatorial, através do qual os pacientes, mesmo depois da alta hospitalar, continuam tendo acompanhamento regular.
Segundo Vivian Fernanda Daronco, o Grupo está engajado na busca de terapias que realmente façam a diferença no cuidado assistencial, sendo que este trabalho reforça a segurança do paciente como um diferencial do Hospital Unimed Noroeste/RS. “Também promovemos eventos em parceria com empresas para qualificar a equipe de trabalho”, observa.