Dar as melhores respostas aos tratamentos, a partir de equipes qualificadas e focadas em um jeito de cuidar diferenciado. Como parte o processo de educação continuada mantido na cooperativa, profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS e do Espaço Viver Bem receberam capacitação sobre desbridamento de feridas. O procedimento é realizado quando há necessidade de remover tecidos que dificultam a cicatrização de lesões.
“O objetivo do curso foi qualificar e capacitar o enfermeiro a estar apto a realizar a técnica de desbridamento de forma segura, ética e profissional, através das mais recentes técnicas”, relata a enfermeira do Hospital Unimed, Vivian Fernanda Daronco, complementando que o procedimento já é realizado na instituição por enfermeiros que possuíam capacitação técnica. O treinamento faz parte do planejamento de capacitações definidos pelo Grupo Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos (GICC). Vivian explica que “a Resolução Cofen Nº 567/2018 regulamenta a atuação do enfermeiro para realizar o desbridamento instrumental conservador (usando pinça, tesoura ou bisturi), desde que tenha conhecimentos e habilidades obtidos por meio de cursos de capacitação, atualização ou de especialização”.
A enfermeira dermatológica Gisele Cristiane Czadotz, que atua na Hartmann, empresa internacional que oferecer soluções em saúde, esclarece que o desbridamento tem por objetivo “a melhora e a cura mais rápidas das feridas”. Responsável pelo treinamento no Hospital Unimed, destaca que a técnica é utilizada em feridas crônicas, que apresentam necrose seca (também chamada escara) e em queimaduras, por exemplo.
Gisele Czadotz reconhece que o Hospital Unimed Noroeste/RS tem um “time preparado para atender as diversas etiologias de lesões, que busca conhecimento, que já passou por treinamento de terapia de pressão negativa”. A especialista no tratamento de lesões complexas enfatiza ainda que os enfermeiros desta instituição estão “em constante aprimoramento para atendimento dos usuários Unimed”. O treinamento foi realizado no final do mês de julho, com a presença do também enfermeiro Charles Valadão, representante da Max Cirúrgica.