Para discutir saúde e trabalho, tendo em vista os efeitos ocasionados pela pandemia da Covid-19 e outros fatores de adoecimento, a Unimed Noroeste/RS realizou mais um evento da série Sala de Estudos, com o tema “Jornada de Trabalho dos Profissionais de Saúde – Síndrome de Burnout”. O evento foi realizado na noite desta terça-feira, 27, de forma on-line, pelo Youtube, tendo como público profissionais da saúde, em especial médicos cooperados.
A temática foi abordada pela médica psiquiatra Alexandrina Meleiros, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção de Suicídio, tendo como moderador o psiquiatra Cassiano Dei Ricardi da Rosa, vice-diretor do Corpo Clínico do Hospital Unimed Noroeste/RS. O objetivo foi proporcionar conhecimento e um momento de discussão sobre este tema que ganha cada vez mais relevância no cenário da saúde.
A médica Alexandrina Meleiros iniciou tratando sobre aspectos sociais do trabalho e a construção da identidade dos profissionais a partir da sua atividade cotidiana. Segundo a palestrante, em determinados momentos o trabalho pode ser fator de adoecimento, principalmente quando se cria ansiedade e pressão por desempenhar mais e melhor, o que, progressivamente, pode criar o que se chama de esgotamento no profissional.
A Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout) é um distúrbio emocional e, de acordo com a palestrante, os sintomas mais comuns são exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. No limite a pessoa pode desenvolver depressão e até ideação suicida, demandando tratamento especializado. A Síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, em especial na área da saúde. “Os profissionais na linha de frente durante esta pandemia foram expostos a muitos fatores de estresse, fatores agravantes para a saúde mental. Além disso, na população em geral, a partir deste ano passamos a viver uma pandemia de transtornos mentais, o que já estamos vivenciando em nossos consultórios”, observou. Alexandrina Meleiros citou diversos estudos realizados no Brasil e no mundo sobre os efeitos da pandemia na saúde mental.
O Sala de Estudos é um projeto da Unimed Noroeste/RS, por meio do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica, tendo o objetivo de realizar a formação permanente de seus médicos e profissionais. Esta edição teve patrocínio da empresa Viatris, apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e organização da Experts – Gestão e Treinamento.