fbpx

Simule seu Plano

Saúde da Mulher: palestra sobre importância do cuidado abre programação do Outubro Rosa no Hospital Unimed

O conhecimento, a prevenção e a adoção de hábitos saudáveis são poderosos aliados da saúde. Essas e outras questões sobre a saúde da mulher foram debatidas no Hospital Unimed Noroeste/RS, dando início às atividades do Outubro Rosa na instituição. O evento, realizado na tarde desta quinta-feira, 5, foi promovido pelo Centro de Oncologia.

A atividade “Outubro Rosa: a importância do cuidado da saúde da mulher” foi conduzida pela médicas oncologistas Rafaela Kirchner Piccoli e Letícia Y Castro. As palestrantes contextualizaram a história do Outubro Rosa, como este movimento foi criado e se expandiu ao longo dos anos, além de apresentar dados e fazer orientações ao público participante, composto por profissionais de diversos setores da cooperativa.

Além de abordar os principais tipos de câncer que acometem as mulheres (mama, colo do útero, entre outros), as médicas apresentaram alguns dados e situações que impactam a saúde deste público, ligados aos contextos sociais. “Saúde não é só bem-estar, estar com os exames em dia, mas toda a relação com o ambiente, as relações sociais, familiares e também de trabalho”, aponta Letícia.

Fazer os exames preventivos é fundamental, por isso todo o ano são desenvolvidas campanhas de prevenção aos diferentes tipos de câncer. Mas também é importante ter hábitos saudáveis, e esse foi um dos principais recados do evento. “É preciso estimular, cada vez mais, a adoção de hábitos saudáveis: não fumar, praticar atividades físicas, cuidar a alimentação e o peso. Tudo isso impacta significativamente na saúde”, complementa Rafaela.

Outubro Rosa na Unimed – Sempre engajada na saúde da comunidade regional, a Unimed Noroeste/RS promove e participa neste mês de outras atividades do Outubro Rosa. Nesta quinta-feira também ocorreu a abertura da 1ª Exposição Pense Saúde, promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Associação dos Artistas Visuais (AAVI) e Círculo de Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta. Trata-se de uma exposição de obras artísticas com a temática do mês dedicado à saúde da mulher, que pode ser conferida por quem circula pelas recepções do Centro de Oncologia e do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed.

Ainda neste mês, o Laboratório Unimed desenvolve uma promoção especial “Para mulheres que enxergam a prevenção como sinônimo de saúde”. E este é justamente o mote da campanha “Mês do Check-up Rosa”, que concede 30% de desconto em exames para a saúde da mulher. A condição é válida somente para exames particulares. Mais informações pelo fone (55) 3331 9600.

Dados sobre câncer de mama – O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Representa, atualmente, cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

– o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular.

– um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia.

– é importante reconhecer os sinais de alerta dos cânceres mais comuns, passíveis de melhor prognóstico se descobertos no início.

Saiba mais neste link.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca