Buscar as melhores condutas e novas tecnologias para garantir qualidade de vida aos pacientes são valores que guiam a Unimed Noroeste/RS. Visando qualificar profissionais para a prevenção e o tratamento de lesões, o Grupo Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos (GICC) do Hospital Unimed promoveu evento de formação na noite desta segunda-feira. Participaram profissionais de Enfermagem da instituição e também do Espaço Viver Bem, seguindo a temática “Qualificação para a avaliação e indicação de coberturas para a prevenção e tratamento de lesões”.
Os palestrantes foram Gisele Czadotz e Charles Valadão, da Max Cirúrgica, de Porto Alegre. “Temos uma grande variedade de tecnologias para a cobertura e tratamento de lesões. Por isso é preciso essa atualização constante dos profissionais para garantir as melhores práticas e condutas no Hospital Unimed”, aponta a enfermeira Vivian Fernanda Daronco, coordenadora do Grupo Interdisciplinar.
Segundo a profissional, curativos têm a finalidade de agilizar o processo de cicatrização de feridas e prevenir contaminações e infecções por meio da limpeza e cobertura da mesma. “Cada tipo de curativo tem sua especialidade e é designado para diferentes feridas e funções. O objetivo foi qualificar ainda mais nossos profissionais para, no dia a dia, avaliarem e indicarem o tratamento adequado a cada paciente”, complementa.
GICC – O Grupo Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos é multiprofissional, composto por enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e médica. Sempre buscando qualificação, o GICC procura inovar através da aplicação de novas e modernas técnicas. A equipe avalia o paciente como um todo, considerando inclusive o contexto biopsicossocial. Realiza ainda trabalho de atendimento ambulatorial, através do qual os pacientes, mesmo depois da alta hospitalar, continuam tendo acompanhamento regular. O GICC está disponível para pacientes Unimed, particulares e de demais convênios.
Os profissionais recebem atualização constante para diferentes tecnologias. No início do segundo semestre deste ano, por exemplo, também com a condução da Max Cirúrgica, ocorreu qualificação para a Terapia de Feridas por Pressão Negativa, popularmente conhecida como curativo a vácuo, tratamento indicado para feridas infectadas ou crônicas, lesões diabéticas, enxertos de pele, queimaduras, lesões por pressão (úlceras na pele/escarras), feridas ortopédicas e traumáticas, entre outras.