Estando próximas aos pacientes, as copeiras do Hospital Unimed são importantes agentes na prevenção e no combate à desnutrição em ambiente hospitalar. Desta forma, dando prosseguimento às atividades da Campanha “Diga não à Desnutrição”, a qual a instituição está engajada, estas profissionais receberam formação nesta sexta-feira, 10.
O objetivo foi reforçar a importância das práticas existentes na instituição no combate à desnutrição e exemplificar os suplementos alimentares e sua utilização de acordo com o perfil dos pacientes. Inclusive, as profissionais foram para a prática e experimentaram diversos tipos de composições durante a atividade.
Um destaque foi o uso de realidade virtual no processo educativo. Assim, entrou em ação os óculos de realidade virtual, momento em que as copeiras assistiram a conteúdo em vídeo por meio desta tecnologia. Em breve o mesmo material também será usado na sensibilização dos pacientes do Hospital. “Procuramos capacitar as copeiras de acordo com a experiência dos próprios pacientes que usam de terapia nutricional oral na nossa instituição. Desta forma, elas têm a percepção enquanto clientes do serviço, além do conhecimento para auxiliar na melhora da adesão destes pacientes no processo terapêutico alimentar”, avalia Juliana Witzke Bettega, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed, área responsável pela formação.
Saiba mais – O Hospital Unimed Noroeste/RS aderiu a Campanha “Diga não à Desnutrição”, promovida pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (Braspen). Na terça-feira, 7, nutricionistas realizaram abordagens com as equipes assistenciais, reforçando a importância das práticas existentes na instituição no combate à desnutrição.
A Campanha da Braspen reforça ações simples que devem ser empregadas por todas as pessoas envolvidas com a assistência ao paciente como forma de detectar precocemente os riscos e/ou a desnutrição e preveni-los ou tratá-la. A entidade é responsável por desenvolver materiais informativos com ações e incentivar as instituições hospitalares a trabalharem estas internamente, através da equipe multidisciplinar, de forma prática e efetiva.