fbpx

Cooperativas estimulam sustentabilidade em ação integrada para celebrar o Dia C

Com o lema “Leve a Cooperação na Garupa”, as cooperativas Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas RS/MG e Unimed Noroeste/RS promovem no dia 2 de julho ação alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo. A data é comemorada em todo o mundo, sempre no primeiro sábado de julho. O Dia de Cooperar, como é mais conhecido, materializa o compromisso das cooperativas com a sociedade, estimulando ações que valorizem o desenvolvimento social e sustentável. Para além das ações de voluntariado e solidariedade, as iniciativas incluem o estímulo à prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento idealizado pelas cooperativas em Ijuí está focado em três objetivos centrais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. O símbolo dessa iniciativa será a bicicleta, pensando nela como um veículo de locomoção não poluente, seguro e que ajuda a organizar o trânsito em muitas cidades do planeta, além de promover saúde, bem-estar social e a qualidade de vida. Somam-se a elas outros veículos não motorizados, que seguem o mesmo princípio, como patinetes, patins e skates.

Para estimular o uso desses veículos de locomoção no dia a dia, a ação “Leve a Cooperação na Garupa” vai promover um encontro aberto à comunidade na Praça da República, em Ijuí, com diversas atividades voltadas a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Entre elas, dois circuitos exclusivos para esses meios de locomoção alternativos. Um primeiro, para iniciantes, no centro da cidade com aproximadamente 1,5 km. Outro, para ciclistas experientes, com 18 km. Denominado de Circuito das Usinas, ele partirá da Praça, passando pela PCH Ijuí Centenária e se estendendo até a PCH José Barasuol, usinas da Ceriluz. Trata-se de um percurso de nível difícil, pela distância e por ser percorrido em sua maior parte em estrada de chão batido. Para esse circuito estão engajadas as associações de ciclistas de Ijuí, que coordenarão o deslocamento no trajeto. A distância mencionada inclui apenas a ida até a PCH José Barasuol, sendo o retorno de responsabilidade de cada participante, podendo ser feita de bicicleta ou com veículo particular.

Para as famílias e demais pessoas que permanecerem na Praça da República serão disponibilizadas atividades diversas, entre elas escolinha de trânsito, bicicleta do suco, orientações físicas e aula de dança, distribuição de brindes e de lanche saudável. A recepção ao público será a partir das 13h30. O Passeio Ciclístico e o Circuito das Usinas têm início às 14h, com atividades estendendo-se até às 17h. Chegue cedo! Os primeiros a comparecerem no local e se inscreverem receberão brindes exclusivos do Dia C, produzidos especialmente para a data pelas cooperativas organizadoras e pela Ocergs/Sescoop/RS, promotores do Dia C no Estado.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca

Pesquisar