Quando o assunto é aprender brincando, até o “Dino” se torna integrante da equipe multidisciplinar. Isso mesmo, um pequeno dinossauro de plástico soma-se aos muitos brinquedos e recursos utilizados no atendimento a crianças pelo Programa de Atenção Primária à Saúde oferecido pela Unimed Noroeste/RS através do Espaço Viver Bem. O lúdico reflete a realidade para a garotada e ajuda a promover a inclusão, facilitando a compressão de diferentes vivências necessárias para o desenvolvimento intelectual. Assim, “alimentar o Dino” com frutas pode ser o primeiro passo para que a criança seja estimulada ao consumo de maior variedade de alimentos, por exemplo.
Neste mês as sessões estão ainda mais especiais. Todas as crianças recebem um presente alusivo ao dia dedicado a elas. Uma squeeze e um fone de ouvido tem arrancando sorrisos, como o do pequeno Lorenzo, de 5 anos, atendido nesta terça-feira, 10, pela terapeuta ocupacional, Etiane Primon. “A criança desenvolve brincando. Se a gente estimular na infância as habilidades cognitivas, quando ela for adulta vai conseguir lidar melhor com as situações. Pelo lúdico estimulamos, além das habilidades cognitivas, as atividades de vida diária, voltadas à alimentação, ao banho, a escovar os dentes, ao uso do banheiro, questões em que a criança que apresenta algum transtorno no seu desenvolvimento acaba tendo mais dificuldade. Essa é uma maneira também de engajá-la na terapia”, explica Etiane.
Kelen Motta dos Santos, mãe do Lorenzo, comenta da evolução significativa no desenvolvimento do filho desde o início do tratamento no Espaço Viver Bem, há pouco mais de um ano, devido a atuação integrada dos profissionais que o acompanham. “Sentimos, por ele, que é um espaço extremamente acolhedor, pois, gosta e quer estar aqui. Então, pra gente que é mãe, não tem preço”, relata, complementando do carinho recíproco entre a equipe e o filho. “Ele chega feliz aqui”, reforça Kelen.
A participação da mãe na evolução de Lorenzo vem ao encontro dos três pilares fundamentais de acompanhamento da criança. “A clínica, que no caso é o Espaço Viver Bem, a escola e a família precisam trabalhar em conjunto para que o desenvolvimento da criança ocorra de maneira eficaz”, esclarece a enfermeira Liliane Pereira Ramos, que realiza, principalmente, o atendimento aos pais dos pacientes acompanhados. No entanto, conforme a profissional, a participação da família é essencial. “No final de cada sessão é conversado com familiar e, se necessário, são passadas orientações para fazer em casa, e elas precisam ser seguidas”, evidencia. Além disso, a equipe mantém contato com os professores da escola que a criança frequenta, assim como com os demais profissionais que o acompanham, seja através de reuniões ou por telefone, para alinhamento de práticas necessárias ao seu desenvolvimento.
Ambientes coloridos e diferenciados – O Espaço Viver Bem da Unimed, em Ijuí, está preparado com estrutura personalizada: consultórios adaptados e com temáticas infantis; recepção kids; cozinha, para estimular a alimentação a partir da preparação de alimentos pelos próprios pacientes; e banheiro infantil exclusivo, adequado conforme a necessidade das crianças diagnosticadas com transtornos do desenvolvimento. A equipe multidisciplinar é composta por pediatra, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga, além de médica psiquiatra para a qual são encaminhados casos específicos. O atendimento é direcionado a pacientes Unimed a partir de um ano de idade, até adolescentes, encaminhados por médicos já com comprovação de diagnóstico ou que ainda necessitam de triagem da equipe. Para mais informações: (55) 3333-0105 / (55) 3333-0142 ou WhatsApp (55) 3331-9600, opção 8.