Todo dia temos a chance de começar uma mudança para melhorar nossa saúde e nosso bem-estar físico e mental e com isso priorizar o autocuidado, não é mesmo? O discurso é bonito, mas será que conseguimos dar o ponta pé inicial rumo a uma atividade ou começar aquela dieta tão prometida? Vou começar amanhã, vou deixar para segunda ou depois do aniversário do fulano ou da data de comemoração da empresa. Sempre há desculpas, sempre há um imprevisto, parece que falta aquela motivação, falta tempo para iniciar a grandiosa mudança para nosso autocuidado.
Aqui não vamos falar em grandes mudanças. Em horas e horas de atividades, treinamento aeróbico ou mirabolantes dietas. Queremos dizer do nosso dia a dia, de separar uns minutos para fazer algo que nos dá prazer e satisfação. Um autocuidado como cozinhar, por exemplo. Preparar algo que amamos, ou simplesmente passar aquele cafezinho, sentir o aroma e degustar da maneira que você preferir. Há diferentes teorias para criarmos hábitos de acordo com estudos do comportamento humano, mas todos falam de diferentes motivações. Começar aos poucos, essa é a ideia.
Comece com um passo de cada vez
Nosso compromisso diário é com o seu bem-estar. Queremos guiar suas ações que possam lhe possibilitar o autocuidado, seu bem-estar físico e mental, melhorando sua qualidade de vida.
Por isso queremos incentivar você a fazer um pouco a cada dia. Não somente exercícios físicos, mas algo que goste, um cuidado com a família, com você mesmo. O seu autocuidado! É isso mesmo. Queremos lhe motivar a fazer um pouco a cada dia e quando perceber já virou o mês e já virou rotina.
Sim, as vezes estamos sem motivação, não identificamos muito sentindo no nosso dia a dia, isso faz parte e muitas pessoas passam por isso, você não está sozinho. Mas pare de pensar e vá para a ação, um pouco hoje, outros minutos amanhã, e quando ver estará fazendo mais do que imagina. Um bolo, um cuidado no jardim, um momento de relaxamento ouvindo aquela música que você tanto gosta.
Tudo quando é feito para seu autocuidado acaba refletindo também no outro, no seu trabalho, na sua família e também nas decisões. Entendemos que é uma conquista diária. Uma busca por diferentes alternativas, mudando o olhar para a sua rotina, e isso pode acontecer aos poucos, como puder e no seu tempo.
Essa iniciativa faz parte de um grande projeto “Mês Unimed” que visa ações de incentivo ao autocuidado e atitudes saudáveis com o objetivo de encorajar uma mudança para que você a transforme em um hábito.
Sabemos que toda forma de incentivo começa com o primeiro e principal ponto: o equilíbrio. Assim, aplicamos pequenos e importantes estímulos para que a prática seja autêntica e saudável. Pode ser por meio da alimentação, da atividade física, descobrindo novas habilidades, no encontro do equilíbrio emocional ou pela busca de qualquer mudança que seja capaz de transformar o modo de ver o mundo. Essa é nossa maneira de contribuir, ainda mais, com a sua saúde e com o seu autocuidado.
Transformações tem seu ritmo próprio, mas começam com um passinho, por menor que seja. Um pouco todos os dias, já virou o mês e já virou seu hábito.
Listamos algumas dicas simples que podem lhe ajudar a mudar sua rotina:
Busque seu equilíbrio mental
– Se priorize, aprenda a dizer não: inicialmente talvez lhe cause desconforto, mas é melhor causar desconforto a curto, do que a longo prazo. Isso fará com que você fique mais abalado emocionalmente. Esse ato não é egoísmo é autocuidado.
– Busque alguma atividade física que lhe agrade: talvez você seja resistente inicialmente. Lembre-se que o exercício físico vai liberar hormônios trazendo sensações de prazer.
– Faça caminhadas e corridas: comece com caminhadas em pequenas distâncias e intercale as caminhadas e corridinhas. Aproveite e contemple o nascer ou pôr do sol agradecendo por tamanha beleza.
– Faça um Skin Care: tire um tempo para você e cuide da sua pele. Que tal para acompanhar fazer um chá da sua preferência. Também pode aproveitar o momento para ler alguns trechos de um livro ou até iniciar aquela serie tão prometida.
– Escreva um diário: desenvolva um diálogo com você e busque entender e reconhecer suas emoções. Escrever um diário é importante para aliviar o estresse e também ajuda a promover o bem-estar emocional.
– Pratique o autoperdão: não se cobre e nem se culpe tanto, tem situações que fogem do nosso controle.
– Aceite suas emoções sem julgá-las: nem sempre estaremos em um dia bom e está tudo bem. Respeite esse seu momento.
– Expresse seus sentimentos: busque por estratégias de enfrentamento para situações de crises. Isso pode reduzir o estresse do dia a dia e diminuir os medos e angustias.
– Permita-se chorar: se as suas questões estiverem muito pesadas procure auxílio de um profissional da área da psicologia.
Alimentação sem peso na consciência
Para construir uma alimentação saudável e manter sua saúde em dia é preciso manter bons hábitos. Mas isso não quer dizer que você precise estar sempre de dieta ou fazer musculação 3 vezes na semana… Você precisa entender que pequenas mudanças de atitudes diárias podem fornecer dias melhores com qualidade de vida. Então vamos lá:
– Descasque mais e desembale menos: evite o consumo de alimentos ultra processados, prefira os in natura. Receita de Smoothie de morango com coco
– Planeje o cardápio da semana com sua família: faça uma lista de compras e veja aquilo que está faltando e mãos à obra. Assim, você não foge do compromisso de elaborar um prato adequado. Ah, não esqueça dos vegetais e legumes.
– Sirva suas refeições à mesa e tente reunir a família: sempre que puder, desconecte-se de celulares e TVs, compartilhe momentos de prazer e amor.
– Levante mais cedo no domingo: os dias da semana são corridos, é mais difícil de fazer pratos elaborados com nutrientes que o organismo necessita. Então a dica é levantar um pouco mais cedo, no seu dia de folga, e preparar um prato diferente e bem colorido com vegetais crus ou cozidos, cheios de temperos, aroma e sabor. Experimente elaborar um tabule, um ratatoulle, uma salada caprese ou salpicão de frango.
– Cultive as ervas e temperos em casa: convide a família e/ou os filhos e utilize vasos de flor, jardineiras, ou até mesmo o pátio da sua casa para semear ou plantar mudas de cebolinha, salsinha, alecrim, manjericão, hortelã, tomilho, coentro e até pimentas.
– Tire fotos e poste nas redes sociais: ao postar, irá incentivar sua rede se amigos e seguidores a também buscar fazer algo diferente para cuidar da saúde.
Relembre – Quero me alimentar melhor
Contribuição: Maura Dupont de Oliveira – nutricionista da Medicina Preventiva / CRN 10451-P
Débora Andrade – psicóloga Hospitalar no Centro de Oncologia Do Hospital Unimed Noroeste-RS – CRP 07/22796