Você já pensou na importância da mobilidade em sua vida? Praticamente todas as tarefas e funções executadas requerem algum tipo de movimento, e por isso, ter plenas capacidades motoras é essencial para autonomia e saúde. Em casos de internação hospitalar não é diferente: durante o processo, o imobilismo pode acarretar prejuízos para o sistema respiratório, vascular, gástrico digestivo, muscular, emocional. Por isso, o Hospital Unimed Noroeste/RS desenvolve o Projeto de Mobilidade, com ações diferenciadas e profissionais habilitados para este trabalho, com intervenções durante a internação até a orientação do paciente e da família para a alta.
“A vida requer movimento”. Essa é a visão que norteia o Hospital Unimed para garantir qualidade de vida aos pacientes. “A mobilidade sempre foi um grande objetivo no cuidado assistencial da nossa instituição. Com ela promovemos a segurança e a autonomia dos nossos pacientes”, salienta a fisioterapeuta Fabiane Mazzurana, coordenadora do Serviço de Fisioterapia.
A mobilidade do paciente é fundamental para o desfecho favorável no processo de recuperação, com benefícios físicos e psicológicos. Para os indivíduos independentes, a força muscular será preservada, mantendo sua autonomia e prevenindo agravamentos de condições clínicas. Desta forma, o Hospital Unimed se aprimora constantemente, seja com novas tecnologias ou novas condutas. “Para aqueles que necessitam de auxílio, o ganho ou a manutenção da mobilidade é primordial para preservar sua funcionalidade, estimular o convívio social e para que ele possa auxiliar nos seus cuidados diários com segurança”, reforça a fisioterapeuta Taís Paz, também envolvida com as ações do Projeto.
Na prática, diversas ações diferenciadas estão incorporadas ao cotidiano dos profissionais e pacientes que utilizam o serviço hospitalar próprio da cooperativa. São atividades voltadas para todas as idades, porém alcançam principalmente os idosos, por apresentarem mais fragilidades. “Os idosos acabam tendo mais receio de se movimentar, mas com nosso acompanhamento mostramos um caminho seguro, que vai se refletir na qualidade de vida pós-internação, em casa”, complementa a profissional.
Sendo assim, a mobilidade não é um objetivo apenas da área de Fisioterapia. Está incorporada à rotina de todos os profissionais das equipes assistenciais da instituição hospitalar, com um olhar integral sobre o tema em benefício de todos, incluindo o próprio paciente e seus familiares.
Espaço privilegiado – O Hospital Unimed é um espaço privilegiado para a mobilidade, projetado com amplos corredores, bem iluminados e arejados, com vista para belos espaços verdes, cultivados com muito carinho. Dentro das ações, um dos projetos de destaque é o “Healing Garden”, que estimula pacientes a realizarem exercícios com acompanhamento no próprio jardim, ao ar livre. “Fazer atividades em meio a natureza foi muito bom, foi uma energia boa que ficou comigo”, salienta Iraci Koch, de Humaitá, a primeira paciente a experienciar o Jardim Terapêutico, ainda em junho deste ano.
Mais próximos de casa – E para encorajar as crianças, para que se sintam mais próximos ainda de casa, do seu ambiente acolhedor e seguro, é utilizada mesa e cadeira infantil. “Por isso é que fazemos ações direcionadas, bem como nos adequamos e respeitamos o momento que ela está passando”, salienta a coordenadora Fabiane Mazzurana.
Para prestar assistência qualificada e humanizada, a equipe se atualiza de forma constante, buscando mais eficácia nas técnicas propostas. A soma das ações, zelo e cuidado reforçam o estímulo necessário para dar sentido a cada novo passo, novo movimento na conquista da qualidade de vida e bem-estar do paciente e de seus familiares.