fbpx

Segurança e sustentabilidade: Lavanderia do Hospital Unimed qualifica equipes para cuidado com o enxoval

Em um hospital, o consumo de água e energia elétrica, assim como a produção de resíduos, caracteriza desafio permanente do ponto de vista da sustentabilidade ambiental. São necessidades diárias, sim, mas que também demandam desenvolvimento e amadurecimento de uma cultura focada na racionalização dos recursos naturais. Para ofertar serviços de qualidade, a melhoria continua dos processos é uma marca significativa do Hospital Unimed Noroeste/RS. A cadeia de cuidado vai muito além do atendimento ao paciente, também está ligada à higienização do quarto e, mais especificamente, das roupas de cama e uniformes, o que se denomina de “enxoval hospitalar”.

Visando disseminar boas práticas para a manutenção deste enxoval, os profissionais da área assistencial (técnicos de Enfermagem) e de apoio (Higienização) participaram de recente treinamento sobre “Uso Correto do Enxoval”, cuidado que pode diminuir o uso de produtos químicos e também dos recursos ambientais. Isto porquê, além de prolongar a vida útil dos tecidos, evitando descartes frequentes, a utilização correta reduz o consumo de água e energia elétrica sem necessidade, contribuindo com a sustentabilidade ambiental, aspecto valorizado historicamente pela instituição desde a sua implantação, em 2005.

No Hospital Unimed, todo o enxoval destinado ao paciente, sejam lençóis, toalhas, cobertores, aventais, compressas, entre outras peças, recebem atenção especial na higienização e desinfecção, garantindo a segurança no momento da utilização. O trabalho de limpeza inicia no quarto, com a separação correta entre as peças que tenham sujidade leve e presença de sujidade nítida. Esse segundo grupo é o que resulta de fluídos corporais, manchas de alimentação e de intervenções no cuidado aos pacientes.  Quando separadas corretamente, o trabalho da Lavanderia é otimizado, conforme enfoque do treinamento realizado pela coordenadora da Hotelaria da instituição, Letícia Hartmann Muhlbeier. “Todos os processos de trabalho estão interligados para atender o paciente e entregar um serviço com qualidade”, reforça a profissional.

A Lavanderia do Hospital Unimed possui equipamentos modernos, com controle da quantidade de água e produtos de limpeza necessários ao trabalho, o que gera menos desperdício de recursos naturais. Outro diferencial é que a água proveniente do processamento de roupas passa pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) própria do Hospital, um serviço que contribui para minimizar e reduzir a poluição de rios e córregos, através do tratamento de efluentes líquidos antes que retornem à rede pública. Por isso, a Lavanderia é referência no Estado para outras instituições hospitalares, possuindo controle rígido nos processos, de acordo com as leis vigentes. Outro destaque é o controle do enxoval por meio de código de barra, o que facilita o monitoramento de cada peça. Esses diferenciais têm sido apontados positivamente em avaliações e certificações de órgão fiscalizadores.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca

Pesquisar