fbpx

“A Luta pela Vida”: Hospital Unimed Noroeste/RS realiza ações que valorizam a prematuridade

A cor roxa está associada à sensibilidade e individualidade dos bebês prematuros, aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. Histórias de luta e amor marcam pais de filhos que precisam de cuidados intensivos logo nos primeiros momentos de vida. Por isso, é a cor que simboliza o Mês da Prematuridade, celebrado em novembro. Na UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS não é diferente, com a temática “Prematuridade: a luta pela vida” sendo valorizada neste mês.

Pais e mães que estão com os filhos recebendo cuidados intensivos no serviço foram surpreendidos pelos pequenos nesta quinta-feira, 17, vestidos com roupinhas especialmente preparadas pela equipe multidisciplinar, evocando símbolos de luta, como luvinhas de boxe e cinturões de lutadores, em tons roxos. Também ouviram das profissionais uma mensagem com reflexões sobre a data e puderam ter momentos de aconchego e carinho durante a visita.

“No início parecia que o mundo ia desmoronar, mas fomos entendendo que os bebês são muito fortes, às vezes mais até do que nós. A cada pequeno passo, a cada melhora e evolução, comemoramos. E com o apoio da equipe nos sentimos acolhidos. Agora estamos contando os dias para ouvirmos o chorinho da nossa filha em casa”, salienta Lucas Felipin, 33 anos, e Luana Studt Felipin, 29 anos, pais da pequena Alissa, que há cerca de 40 dias mostra sua força na UTI Neonatal do Hospital Unimed.

Acolhimento – A ação está inserida na programação da Semana da Prematuridade da UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS, dentro do Projeto Humanizar e segue os preceitos do jeito de cuidar Unimed. Assim, busca estabelecer vínculo afetivo entre a equipe multiprofissional e a família do recém-nascido, centrado nos pilares acolher, cuidar e aconchegar. A enfermeira Daiane Dockhorn, supervisora da UTI Neonatal, aponta como diferenciais o “cuidado especializado com qualidade técnica da assistência e as ações de humanização ao recém-nascido e sua família”, amenizando a separação de pais e filhos nesse momento especial para a família.

No Hospital Unimed os nascimentos prematuros representam a principal causa de internação na UTI Neonatal, totalizando 42 bebês em 2022. O tema “Prematuridade: a luta pela vida” estimula que os pais que passaram pela experiência possam contar suas histórias, postando fotos e marcando as redes sociais da cooperativa. Além disso duas atividades de qualificação foram organizadas para as equipes assistenciais. A primeira ocorreu nesta quarta-feira, 16, à noite, com a temática “Discutindo a posição Canguru e o Projeto Humanizar” e outra na sexta-feira, 18, em formato on-line, sobre “Cuidados de Enfermagem com RN com risco”.

Conteúdos

Relacionados

O Que você procura?

Busca

Pesquisar