A corrida de rua é um esporte democrático, “aceita” da criança pequena até o idoso, para praticar basta vontade e uma boa dose de persistência. E esta é parte da história de vida de Júlio Berwig, 78 anos, que há cerca de 18 anos pratica a atividade física regularmente, inclusive participando de provas e circuitos pelas ruas de diversas cidades. Ele foi um dos corredores que participaram do Corridas Unimed em Panambi, realizado neste domingo, 6.
O evento também integrou o Circuito Regional de Corridas de Rua, com largada no Ginásio Municipal de Esportes, na Avenida Konrad Adenauer. Neste ano o projeto trouxe como estímulo a doação de órgãos, através do conceito “Doe órgãos. Se doe pela causa”. No total, mais de 40 categorias foram premiadas com troféus e medalhas nas modalidades Mirim, Estudantil e Adulto.
Estes os cinco primeiros na classificação Geral da etapa de Panambi: Masculino – Rodrigo Petri (Acelcor/Cerro Largo), Alex Ramos (ANR/Unimed Noroeste/RS), André Clóvis Herther (CCI/Ijuí), Geliel Pelisson Scherer (CCI/Ijuí) e Victor Debesaitis dos Santos (ANR/Unimed Noroeste/RS); e no Feminino – Luciana da Luz (Ral Runner/Santo Ângelo), Janaína Jardim (GD Academia/Jóia), Vanessa Oliveira de Freitas (Duatlon Run/Cruz Alta), Márion Pletsch (Panambi) e Taiane Lopes Oss Emer (Run Missões/Roque Gonzalez).
De avô para as netas – Quando começou a correr, aos 60 anos, Júlio Berwig enfrentava problemas de saúde ocasionados pelo trabalho – Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Então, começou a fazer academia para fortalecimento muscular. Quando ficou mais ativo fisicamente, também se interessou por corridas de rua e não perdeu tempo: calçou um tênis e iniciou sua trajetória. De lá para cá já correu quatro maratonas de Porto Alegre, uma em Foz do Iguaçu, uma Super Maratona em Rio Grande (50 km) e oito meia-maratonas em Uruguaiana, além de inúmeras provas locais e regionais pelo Estado.
De tanto se interessar pelo esporte, o vovô Júlio se tornou um incentivador das netas, assim desde pequenas três delas passaram a acompanhar ele nas corridas de rua. “Procurei incentivar desde cedo, para que tenham uma vida dedicadas ao esporte. As corridas se tornaram um evento para a família. Para quem quiser iniciar, além de estar com os exames de saúde em dia, é importante começar devagar, respeitar seus limites e ir melhorando aos poucos, com paciência”, ensina.
Circuito – Neste ano, o Circuito Regional de Corridas de Rua foi realizado desde março, com provas em Cerro Largo, Roque Gonzales, Horizontina, Cruz Alta e Ijuí. Esta última prova, disputada no dia 11 de setembro, também fez parte do projeto Corridas Unimed. Em Panambi, a realização envolveu o clube local R4H (Run For Health), com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.