O controle de infecção e epidemiologia hospitalar exigem atualização constantes dos profissionais, principalmente após a Covid-19 e todas as transformações que ela ocasionou na área da saúde. Com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos e qualificar o trabalho, o Hospital Unimed Noroeste/RS esteve representado no XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, realizado de 26 a 29 de outubro, em São Paulo.
Na programação, palestrantes de renome nacional e internacional abordando e discutindo temas como pandemia da Covid-19, áreas de apoio, identificação e medidas de controle de surtos, processamento de produtos para a saúde, entre outros. Além das conferências, o Congresso proporcionou um momento especial de estudo, interação e troca de experiências entre os profissionais de todo o país.
Segundo a enfermeira Dulcinara Maboni, coordenadora do Serviço de Controle de Infecções relacionadas a Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Unimed Noroeste/RS, muitos têm sido os desafios frente à pandemia de Covid-19. Com a participação no Congresso, foi possível escutar profissionais da linha de frente na prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde, bem como especialistas atuantes em todas as regiões do Brasil. “O Congresso nos proporcionou conhecer as atualizações em controle de infecção no Brasil e no mundo. Tudo isso para estarmos sempre atualizados e usando o que há de melhor nas práticas de controle de infecção dentro do serviço próprio, sempre respeitando as normas técnicas e recomendações da Anvisa. Assim buscamos a excelência em controle de infecção no cuidado com o paciente”, observou.
O evento foi promovido pela Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (APECIH) e pela Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH). O Congresso também teve o apoio de diversas entidades e conselhos da área de saúde.