O Hospital Unimed Noroeste/RS aderiu a Campanha “Diga não à Desnutrição”, promovida pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (Braspen). Nesta terça-feira, 7, nutricionistas realizaram abordagens com as equipes assistenciais, reforçando a importância das práticas existentes na instituição no combate à desnutrição.
Além disso, na próxima sexta, 10, será realizado treinamento com as copeiras, profissionais importantes neste cuidado da alimentação dos pacientes internados. “A partir desta data serão iniciadas diferentes formas de abordagem com o corpo clínico sobre a abreviação do jejum, com disseminação de protocolos institucionais relacionados a este cuidado. Através destas ações, mais uma vez demonstramos o cuidado e a preocupação com a jornada hospitalar dos pacientes, para que ela ocorra da melhor forma possível”, observa Juliana Witzke Bettega, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed.
Sobre a desnutrição e a campanha – A desnutrição é um estado no qual a deficiência de nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais, pode causar efeitos adversos nas funções e na composição corporal ou do estado clínico, sendo causa e consequência de muitas doenças. “No âmbito hospitalar a taxa de desnutrição é elevada, girando em torno de 20 a 50%. Ela pode aumentar até três vezes o tempo de internação e quatro vezes o risco de o paciente desenvolver lesão por pressão, aumentar as complicações para o paciente e aumentar os custos assistenciais”, conforme revelam os estudos.
A Campanha da Braspen reforça ações simples que devem ser empregadas por todas as pessoas envolvidas com a assistência ao paciente como forma de detectar precocemente os riscos e/ou a desnutrição e preveni-los ou tratá-la. A entidade é responsável por desenvolver materiais informativos com ações e incentivar as instituições hospitalares a trabalharem estas internamente, através da equipe multidisciplinar, de forma prática e efetiva.