O estímulo à pesquisa e a geração de conhecimento representam fatores que contribuem para a inovação de práticas na área da saúde. Este o foco principal do convênio de cooperação técnica, científica e educacional formalizado pela Fidene/Unijuí e a Unimed Noroeste/RS, em ato realizado nesta quinta-feira, 17, no Hospital Unimed. A parceria torna efetiva a atuação do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica da cooperativa médica, que já desenvolvendo atividades desde o segundo semestre do ano passado.
Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed, médico Volnei Malheiros, a aproximação com a universidade amplia a perspectiva de geração de novos conhecimentos na área da saúde. A expectativa, aponta ele, é que médicos e demais profissionais que atuam na cooperativa possam aprofundar a interação com o universo acadêmico, “construindo avanços no cuidado em saúde”. Observa que este também é o papel que a sociedade espera de uma operadora de planos de saúde.
Já o médico Elias Berg, integrante do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica, aponta para a existência de um clima favorável à inovação na cooperativa. Destaca que para a pesquisa acontecer é preciso curiosidade e estímulo, condição assegurada agora pela parceria com a universidade. “Temos ainda como diferencial a invejável qualificação de nosso corpo clínico”, enfatiza o médico referindo-se ao Hospital Unimed Noroeste/RS.
O desafio de ampliar a geração de conhecimento na área da saúde foi apontado pela presidente da Fidene e reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, como o objeto central do convênio. “Esta relação de confiança entre as duas instituições permite estabelecer a aproximação entre o conhecimento médico e a produção acadêmica”, observa. Entre os objetivos do termo assinado destaca-se o desenvolvimento de cursos, programas, projetos, eventos e ações de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura.